quarta-feira, 25 de maio de 2016

NOVA EXPERIÊNCIA

Hoje vou falar de uma nova experiência que vai acontecer comigo nesse feriado. Vou realizar um dos meus sonhos e espero compreender um pouco mais do que sempre busquei para minha vida! E agora vou poder compartilhar com vocês!
Então, chega de suspense...vou fazer um curso de formação de doulas. Mas o que é isso? Qual o papel de uma doula? Pra que serve? O que ela faz? E muitas outras perguntas vão surgir...Mas pretendo ir respondendo todas, só que aos poucos, porque na verdade vou aprender muito mais nesse curso que ainda vai acontecer.

Hoje vou falar um pouco sobre o que é ser uma doula. A palavras DOULA vem do grego e significa “mulher que serve”, e nos dias de hoje, é a pessoa que ajuda a transformar a experiência e os sonhos do parto em um momento mais aconchegante, mais tranquilo e especial.
Muitas mulheres querem o parto normal, mas a grande maioria tem medo de não conseguir, de sentir dores insuportáveis e além disso, de não ter o apoio necessário antes, durante e depois do trabalho de parto. E esta é a principal função da doula, dar esse apoio, esse suporte, tanto físico quanto emocional.
A doula não é a parteira, nem a enfermeira, nem o médico e muito menos não substitui a presença do pai. No trabalho de parto, seu papel é ajudar a mulher a encontrar o lugar e a posição mais aconchegante, faz massagens e compressas para aliviar a dor, prepara o parceiro para que ele se envolva no parto e informa os pais de tudo que esta acontecendo e todos os procedimentos que estão sendo realizados.
O serviço de uma doula não começa no trabalho de parto, mas sim antes do nascimento, com conversas e encontros para se conhecerem, para trocarem informações, para conhecer as etapas do trabalho de parto e a elaboração do plano de parto. E não acaba com o nascimento, esse acompanhamento acontece após a chegada do bebê onde são tiradas as dúvidas sobre a amamentação e principalmente conversando e escutando a mãe sobre a sua experiência do parto. Mas o mais importante é levar para os pais informação de qualidade e sincera.
A presença das doula não é garantida em todas as maternidades do nosso país, então a dica é escolher um hospital que permita a entrada da profissional.
E pra finaliza, venho falar para as grávidas e futuras grávidas que a atuação da doula durante o parto é reconhecida e estimulada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde, então podem ficar tranquilas!
Loga mais teremos mais posts sobre esse assunto e muitos outros ligados a maternidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil