terça-feira, 31 de maio de 2016

PROJETANDO O QUARTO DO BEBÊ

Hoje vou falar como projetar um quarto de bebê usando o FENG SHUI.
Primeiro vou explicar o que é: feng shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água. Sua pronúncia correta em mandarim é "fon xuei". Feng shui vem da pronúncia americanizada, expressa o barulho do vento e da água, é onomatopeico, fon suei, na língua original, em português seria como: fú, chuá. Segundo esta corrente de pensamento, estabelecendo uma relação yin/yang, os ideogramas feng e shui (respectivamente vento - yang e água - yin) representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários.
O primeiro objetivo do Feng Shui é guardar e preservar as boas influências disponíveis no lugar de modo a permitir que permaneçam e se distribuam suavemente pela edificação. O segundo objetivo é reduzir os efeitos negativos das diversas influências nocivas ao local, presentes na sua construção ou frutos das alterações em seu entorno.
E o terceiro objetivo é implementar "curas" que possam produzir resultados em termos de saúde, bem-estar e harmonia para os moradores ou usuários do espaço tratado. Isto pode ser conseguido estimulando as características do espaço benéficas para as pessoas que habitam este local – através das alterações arquitetônicas ou da forma, da cor, e do posicionamento dos objetos presentes no local.
Bom, chega de explicações sobre o que é e para que serve, vamos falar mais sobre como aplica-la ao quarto do bebê. O quarto deve ser um ambiente aconchegante, harmonioso, um refúgio e um lugar onde o bebê se sinta seguro. É necessário que esse espaço seja muito bem programado para que possa garantir o descanso, o lazer e também para beneficiar o desenvolvimento da criança. Por isso, que assim como compramos brinquedos, livros, roupinhas, planejar o quarto do bebê é um gesto de carinho e atenção, além de na maioria das vezes ser o grande sonho da mãe!
Vamos começar! A escolha da cor ou das cores para pintar as paredes tem muita influência no humor dos bebês. A primeira dica é evitar os excessos, como por exemplo, cores vibrantes como o laranja forte, vermelho, roxo e amarelo, deixem essas cores para um detalhe. Já as cores mais neutras, os tons pastéis e as mais tradicionais como o branco, verde, azul e rosa podem ser usadas tranquilamente. Mas lembrem-se essas cores devem ser usadas em tons suaves. Outra dica é nunca deixar o quarto do bebê monocromático, pois uma única cor não vai estimular a curiosidade do bebê.
O que você pode fazer é definir uma cor e utilizar vários tons dessa cor, além de colocar quadros, adesivos, papéis de parede, cortinas, tapete, poltrona, móbiles, brinquedos, detalhes de cores vivas.
Podemos estimular a curiosidade e os sentindo do bebê usando movimentos, brilhos e sons, que podem ser os móbiles, cata-vento, sino dos ventos e demais elementos que possibilitem o despertar desses sentidos.
Aproveitando o assunto anterior vamos falar da iluminação. O bebê precisa saber que é dia e também que é noite, por isso, recomendo que abram as cortinas e as janelas para deixar a luz e o vento circular pelo ambiente. Já em relação à iluminação artificial, o ideal é a utilização de lâmpadas que não sejam muito claras, pois elas estimulam, excitam o bebê. Uma luz mais amarelada e um abajur com uma luz no tom de azul ou violeta ajudam muito a acalmar.
A posição do berço é outra coisa que devemos ter cuidado, ele nunca deve estar voltado diretamente para a porta e para a janela do quarto, pois a energia circula pela casa entrando e saindo pelas portas e janelas dos ambientes e essa posição pode atrapalhar a circulação dessas energias. Isso pode fazer com que o bebê não durma bem e acorde toda hora.
Outra dica é não usar colchões que tenham sido de outros bebês, pois cada criança tem a sua energia e personalidade e pode interferir e atrapalhar na energia e personalidade desse novo bebê que vai utilizar esse colchão. O mesmo não acontece com o berço, essa dica é só para o colchão.
Agora vou falar dos banheiros! É um dos ambientes que mais roubam energia da casa, é considerado o ladrão! Como o bebê é muito sensível é bom evitar que o seu quarto tenha um banheiro como vizinho ou mesmo que a porta do quarto esteja de frente para a porta do banheiro. Se o quarto do bebê é uma suíte, a minha dica é para não encostar o berço na parede do banheiro e manter a porta do banheiro sempre fechada.
Um objeto que deve ser evitado no quarto do bebê é o espelho, pois eles vão refletir o ambiente e segundo o feng shui, isso é ampliar o espaço e dobrar a energia do ambiente, tirando o equilíbrio do quarto e do bebê.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Feng_shui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil