quinta-feira, 9 de junho de 2016

QUARTO MONTESSORIANO: COMO FAZER

Já ouviram falar nesse método? Ele foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori por volta de 1907. Esse método prioriza a autoeducação e o objetivo de se fazer um quarto montessoriano é o de oferecer ao bebê ou a criança um ambiente com móveis e objetos voltados para eles e não para os adultos. Nesse quarto a criança circula livremente, explorando todo o ambiente, pois tudo fica ao seu alcance, é um espaço que vai estimular o desenvolvimento, a percepção, a autonomia e a liberdade de forma segura.
Agora vou falar como montar um quarto montessoriano. Começo pelo berço, ele é substituído por um colchão direto no chão ou em uma base baixa, para que a criança ganhe autonomia para sair ou ir para a cama. Se você ainda tem um bebê ou uma criança que ainda possa rolar para fora da cama, faça barreiras com almofadas, que depois possam ser retiradas. Se seu filho já for maior, você pode comprar camas baixinhas.
Os tapetes são essenciais para proporcionar a eles experiências sensoriais e também para delimitar espaços como o das brincadeiras. Eles devem ser confortáveis, coloridos, com desenhos, podem ter texturas diferentes, escolha o que você mais gostar.
Os objetos que são colocados nas paredes, como quadros, fotos e espelhos devem estar na altura do olhar da criança, para que ela consiga interagir com todo o ambiente. Os espelhos ajudam o bebê a reconhecer ele mesmo e entender que ele e a mãe são duas pessoas e não uma só, como a maioria entende.
Uma barra fixada na parede ajuda o bebê a apoiar e ficar em pé, facilitando o processo de andar. Os armários e móveis devem ser baixos e devem armazenar poucas coisas, para facilitar a escolha das roupas e dos brinquedos. Facilitando também o desenvolvimento da concentração, pois muita informação distrai a criança. Uma dica é fazer um rodizio de brinquedos e roupas que ficam ao alcance e deixar os outros guardados em outro lugar. Deixe muito espaço livre para que seu filho engatinhe, caminhe e brinque.
Nunca esqueça a segurança do seu filho, então, evite móveis ou outros objetos com quinas, vidros, nesse caso prefira o acrílico, evite usar pregos, o melhor é a fita dupla face, móveis que possam tombar não são bem vindos e escondam e protejam as tomadas. Para que esse método funcione o bebê ou a criança precisam ficar livres e não ter medo de explorar todo o ambiente do quarto.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com; www.shoppingid.com.br; derepentemamae.com.br; gshow.globo.com; tetumengenharia.com.br







2 comentários:

  1. Oi, Cris! Que legal o seu blog! Vou ficar acompanhando...
    Uma coisa chata que aconteceu comigo, nas adaptações do quarto do bebê, foi que o colchão no chão mofou =(. Então talvez a base seja essencial.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!!! Que bom que gostou do blog :)
      As vezes uma base fina já ajuda!
      Beijos!!!

      Excluir

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil