sexta-feira, 1 de julho de 2016

DICAS DE COMO ESCOLHER O BERÇO DO SEU BEBÊ

Descobriu que esta grávida e começou a imaginar o quartinho do bebê! É um momento mágico, a realização de um sonho! Mas antes de partir para as compras é necessário fazer algumas escolhas, tomar algumas decisões.
Como já falei em um post anterior, você pode optar por um quarto montessariano, que é um método onde se prioriza a autoeducação e o objetivo é oferecer ao bebê ou a criança um ambiente com móveis e objetos voltados para eles e não para os adultos. Se sua opção for essa, o berço não vai ser necessário, mas se você pretende ter um ou até mesmo no início ter um berço e depois optar pelo método é bom verificar quais os tipos, o que eles oferecem, a qualidade e a segurança do berço.

É aí que surgem as dúvidas! Qual modelo oferece mais vantagens? Há um selo que garanta a sua segurança? As versões desmontáveis para viagem podem ser usadas no dia a dia? Um berço que pode virar uma mini cama? Então vamos lá! Vou tentar ajudar a esclarecer essas dúvidas!
O primeiro critério a ser analisado é o tamanho do berço, o tamanho mais comum é 1,30 metros de comprimento por 0,70 metros de largura, que é o padrão americano, mas não esqueça, essa medida é da parte interna do berço, é a referência para o colchão. Se considerarmos a grande e os acessórios essas medidas podem ultrapassar 1,50 metros de comprimento e 0,80 metros de largura. Esse é um critério muito importante, pois se o espaço é pequeno, vai acabar ficando apertado e prejudicando o projeto, a circulação e os outros móveis do quarto. O padrão nacional é uma boa opção para quem tem pouco espaço, suas medidas são 1,30 metros de comprimento e 0,60 metros de largura. Outra opção é fazer um móvel sob medida.
O espaço tem que ser muito bem analisado e projetado de acordo com as necessidades de cada um. Em relação ao berço mesmo, temos muitas opções como, por exemplo, berço com a cômoda, o trocador, gaveteiro e até armário, acoplados a ele. Além disso, há os que viram mini cama, os desmontáveis para viagem, os com sistema anti refluxo, os com diferentes níveis de estrado e também os com grade móvel. Já perceberam que as opções são muitas!
Antes de falar mais sobre como são os berços, vou falar que desde 2012, os berços fabricados no Brasil e também os importados devem atender os requisitos exigidos pelo INMETRO. E em 2014, o selo de certificação passou a ser obrigatório. Isso já ajuda muito na questão da segurança, mas é necessário verificar se existe selo no berço escolhido antes de comprar.

Ainda sobre segurança, existem algumas medidas que são muito importantes, uma, é a grade lateral, que deve ter um espaçamento máximo de 6,5 centímetros. Essa medida foi adotada para evitar que o bebê coloque a cabeça no vão. Outra medida que é para evitar que o bebê prenda a mão ou o pé é a medida entre o estrado e as laterais, essa medida não deve ultrapassar 2,5 centímetros. Já a altura entre o estrado e a lateral do berço deve ser de no mínimo 0,60 metros.

Essas medidas que falei são necessárias principalmente pra quem vai pedir a um marceneiro que faça o berço do seu filho. Uma dica é levar essas medidas anotadas para o profissional e também verificar, se for ser utilizada, o tipo de tinta utilizada na pintura, pois ela não pode ser tóxica.
Muita gente opta por utilizar os berços desmontáveis, os utilizados para viagem, no dia a dia. Não tem problema nenhum, ele é um berço igual aos outros.

Em relação aos berços com sistema anti refluxo, comprar ou não? Bom, esse sistema permite a elevação do colchão, e isso é bom para evitar a regurgitação, que pode ser comum nos primeiros meses de vida do bebê, mas ele não é imprescindível, pois existem no mercado travesseiros específicos para isso.
Se quiser aproveita o berço por mais tempo a minha dica é compra um berço que se transforma em uma mini cama e ai seu filho vai conseguir usar o móvel até quando ele estiver com uns cinco anos, mas como já disse antes, não se esqueça de pensar no espaço do quarto e analisar qual a melhor posição, o tamanho e principalmente se vai ter espaço para circulação, pois você vai acordar muitas vezes sonolenta e pode sair esbarrando e acabar machucando.



Outra dica é não se esquecer do colchão, não adianta nada pensar no berço dos sonhos e depois não comprar um colchão adequado ao berço. Por isso, minha dica na hora de comprar é já olhar o berço e colchão, juntos!

Minha ultima dica é pensar muito antes de tomar qualquer decisão, pense no espaço, na segurança, na funcionalidade, na disposição dos móveis e se puder contar com um profissional para desenvolver um projeto para você, vale muito a pena! Pois ele vai te dar dicas e possibilidades que você jamais imaginaria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil