segunda-feira, 27 de junho de 2016

PAPEL DE PAREDE, ADESIVO E PINTURA

Vamos mudar o quarto das crianças sem gastar muito e deixar ele com cara nova? Se você quiser, pode aproveitar as dicas e colocar a mão na massa! Faço você mesmo!
As crianças podem ser estimuladas por cores, sons, movimentos, tudo que é novo para elas desperta curiosidade e atenção, então as dicas de hoje é simples, fácil e pode mudar a forma que seu filho vai ver o quarto dele.
Primeiro vou falar dos papéis de parede, hoje temos no mercado várias marcas específicas em papéis de parede infantil, como por exemplo, a Infantário (www.infantarioloja.com.br), que foi a escolhida para estar no ambiente que vou fazer esse ano na mostra Morar Mais por Menos Belo Horizonte. Bom, vamos falar da instalação do papel, você mesmo pode fazer, é simples, basta escolher o papel, escolher o local onde ele vai ser aplicado e com a cola específica para esse fim aplicar no papel e na parede e depois colar o papel. Não tem segredo, é só seguir a instrução! Você não precisa aplicar em toda a parede, pode ser só em uma parede ou até certa altura, como as fotos a seguir.






Agora vou falar dos adesivos, esses são mais novos no mercado, mas já conquistaram muito espaço, o adesivo pode ser comprado em lojas como os papéis de parede e também pode ser desenvolvido em gráficas com desenhos e formatos exclusivos. Ele é muito fácil de ser instalado, basta escolher o local e ir retirando a parte que protege o adesivo e colando no local desejado.




A outra opção é a pintura, você mesmo pode desenhar nas paredes, comprar as tintas nas cores escolhidas e deixar a criatividade fluir, ou se tem algum artista em casa ou conhece alguém pode contratá-lo e deixar que ele crie e transforme o ambiente.
Vale a pena! As crianças adoram! E dependendo da idade do seu filho, ele pode participar e ajudar você a dar cara nova ao quartinho dele!





sexta-feira, 24 de junho de 2016

O QUE A DOULA FAZ?

Vou falar um pouco sobre o que a doula faz antes, durante e após o parto. Já começo falando que doula NÃO faz parto, ela simplesmente apoia, dá segurança e oferece ajuda a mulher.
Então vamos lá! Durante a gestação a doula se aproxima da mulher através do encontro ou dos encontros e oferece acolhimento, apoio, suporte emocional e encorajamento. Se a mulher se interessar a doula pode ajudar na organização do chá de bebê e principalmente no chá de bênçãos. Através de conversas e indicações de leitura a doula passa informações sobre médicos, enfermeiras obstétricas, procedimentos hospitalares, parto, pós-parto e amamentação, ajuda na elaboração do plano de parto e o que mais for necessário. O objetivo desse encontro entre doula e mulher é buscar entender quais são os medos, os sonhos em relação à hora de dar a luz.


Já durante o trabalho de parto, o papel da doula é organizar o ambiente onde vai ser o parto deixando-o acolhedor e tranquilo. Ela faz a ponte entre a mulher e a família, muitas vezes pedindo para um familiar que esteja mais nervoso dar uma volta, mudar de ambiente, aliando a tensão do espaço. E também distribuir as funções para que todos que estão no ambiente e quiserem, possam participar do parto. Além disso, a doula oferece apoio físico, sugerindo posições, movimentações, banhos, massagens, técnicas de respiração que vão ajudar a aliviar a dor.

Depois do parto, se for do interesse e da necessidade da mulher, a doula ajuda a mãe na amamentação e também na adaptação a nova rotina, principalmente porque os hormônios ficam bastante alterados e o estado de humor da mulher varia muito, é o conhecido puerpério (falo mais sobre esse assunto em um novo post).

Espero que com esse pequeno resumo você consiga entender o que uma doula faz!

Fonte: www.despertardoparto.com.br

segunda-feira, 20 de junho de 2016

CROMOTERAPIA

Hoje vou falar um pouquinho sobre a influência das cores em nós, a chamada cromoterapia - que pode ser definida como um tratamento que estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções por intermédio das cores. Cada cor tem sua função terapêutica específica e atua em um chakra ou um órgão do corpo humano.

Vamos começar pela iluminação, quem já teve vontade de colocar uma luz azul, verde ou uma lâmpada mais amarela para ter a sensação de um ambiente mais acolhedor e mais aconchegante? Isso é muito comum, principalmente nos quartos dos bebês e é claro que pode ser feito! Só que para isso é necessário entender um pouco mais sobre o significado e o efeito que cada cor pode trazer ao ambiente.
Além da iluminação que foi o exemplo citado acima, você pode utilizar as “regrinhas” da cromoterapia em tudo que for colocar no ambiente, na parede, nos móveis, nos objetos, enfim, pode buscar o que cada cor tem de beneficio por todo o ambiente.

Podemos perceber como as cores influenciam no nosso dia a dia, em um dia de sol, nos sentimos mais animados e dispostos do que um dia nublado, um dia mais cinzento, que é um dia ideal para ficar em casa, ou melhor, ficar na cama. Por isso se você quer um ambiente relaxante, equilibrado e até mesmo um espaço para despertar a criatividade, siga as dicas que irei dar sobre cada cor.

Agora vou falar um pouco das cores e dar dicas de quais ambientes utilizá-las:
Amarelo: representa riqueza, lembra ouro, podemos falar que é a cor da concentração e da comunicação, estimula a espontaneidade e alegria. É indicada para ser usada em escritórios e salas de estudo.
Verde: lembra a natureza, plantas, flores e frutos, representa a família, pois está ligada a fecundidade, ao nascimento e ao ciclo da vida, estimula a criatividade e o empreendedorismo, é ideal para ambientes onde se cria projetos e sonhos, essa cor pode ser usada em todos os espaços, pois nos ajuda a buscar o equilíbrio e a harmonia das inspirações.
Azul: transmite paz, tranquilidade e harmonia, nos remete ao céu e ao mar, é uma boa cor para ser utilizada nos quartos, principalmente no da criança, na biblioteca e em espaços de meditação.
Roxo: é a cor do equilíbrio entre o amor e a sabedoria, entre a paixão e a razão, entre a mente e o espírito, consegue-se criar um ambiente espiritual onde a razão e a emoção vivam em sintonia, pessoas fortes e confiantes gostam desta cor.
Vermelho: a cor do amor, da energia e do calor, é uma cor viva pois lembra sangue que é vital e fundamental, estimula o movimento e a ação, é ideal para ativar sucesso e fama, é indicada para ser utilizada na sala de estar, copa e cozinha, e não é indicada para o quarto, pois pode causar insônia.
Rosa: é adquirido a partir da mistura do vermelho com o branco, é a cor do encontro entre o amor e a felicidade, é indicado para sala de estudo, sala de TV e também para quartos onde se deseja reavivar o relacionamento.
Branco: é a cor que transmite paz, pureza e tranquilidade, é a cor preferida das pessoas ativas e inquietas, por isso, cuidado ao usar branco em excesso, pois pode ativar a energia vital e aumentar a ansiedade, é indicada para detalhes como móveis, portas, objetos ou em espaços pequenos onde se precise dar sensação de amplitude.
Preto: é a cor mais expressiva e forte que existe, pode ter duplo significado se não for usada com moderação, podendo gerar a sensação de chique e sofisticado ou de triste e pessimista, é uma cor indicada para ser usada nos detalhes para ativar a profundidade e a sabedoria.
Cinza: é uma mistura do claro com o escuro, cor símbolo do equilíbrio, pois é a mistura do branco com o preto que são cores opostas, é indicada para o quarto ou para ambientes de relacionamento e amizade.
Essas são algumas dicas de como utilizar as cores em um ambiente e quais as energias que elas podem trazer para esse ambiente. Agora escolha a sua cor e o seu ambiente preferido e dê um toque de cor nele.


Fonte: www.tatigodoy.com.br/cromoterapiacomo-usar-as-cores/; www.westwing.com.br; www.decoralternativa.com.br; construir.arq.br; holisticocromocaio.blogspot.com; pt.wikinoticia.com

quarta-feira, 15 de junho de 2016

A ILUMINAÇÃO DO QUARTO DO BEBÊ

Quando vamos projetar o quarto do bebê não podemos deixar a iluminação, achar que ela é um mero detalhe, não é verdade, uma iluminação bem planejada pode fazer toda a diferença no ambiente que vamos proporcionar ao bebê, com a iluminação conseguimos deixar o ambiente mais aconchegante e com isso, ele terá um sono mais tranquilo.

Antes de falarmos da iluminação artificial vamos falar um pouco sobre a luz do sol, a luz do dia que em quantidades moderadas faz muito bem para a saúde do bebê. Minha dica é deixar o quarto receber iluminação natural o maior tempo possível, e para regular a intensidade dessa luz use a cortina.

Para iniciar o projeto luminotécnico é necessário ter o layout do quarto definido. Após é importante pensar no tipo ou tipos de lâmpadas e de luz e como serão distribuídas pelo ambiente.


Em relação à luz, evite lâmpadas de temperatura de cor branca, pois são estimulantes e vão ajudar a agitar o bebê.

O estímulo e o sono são essenciais para a criança, principalmente nos primeiros meses de vida e a luz indireta ajuda na criação de um ambiente mais tranquilo e acolhedor, pois vão iluminar o necessário e não vão ofuscar o rostinho do bebê. A iluminação é colocada em pontos estratégicos e não diretas para o berço ou para a cadeira de amamentação. Abajures, arandelas e spots ajudam muito a conquistar esse tipo de luz.

Se optar por uma luz central, opte por pendentes e também pelo dimmer, que é um aparelho que regula a intensidade da luz. A instalação do dimmer é fácil e ajuda muito as mamães, que regulam a intensidade iluminação de acordo com a necessidade.

No trocador é necessária uma boa iluminação, essa luz pode ser embutida, pode ser um abajur ou até mesmo uma luz mais direta. Podemos também destacar os detalhes decorativos, os nichos e também para criação de efeitos, como um painel de MDF com furos para possibilitar a passagem de luz.

Agora vou falar um pouco dos tipos de lâmpadas. As halógenas são muito utilizadas, pois geram um efeito muito agradável, mas tem um problema, elas esquentam e dependendo do tempo que ficarem acessas podem afetar a temperatura do ambiente ou até mesmo danificar algum tecido.

A fibra ótica é uma das opções mais utilizadas para criar efeitos e chamar a atenção do bebê, um dos efeitos que podemos criar é o de céu estrelado. Outra alternativa são as fitas de LED RGB, que proporcionam a mudança de cor no ambiente de acordo com o gosto e a necessidade. Essa tecnologia pode ser empregada na cromoterapia (vou falar sobre cromoterapia no próximo post).
As lâmpadas de LED estão se tornando as mais utilizadas e é a mais adequada, pois não emitem raio ultravioleta nem mercúrio, além de ter vida útil longa, baixo consumo e permitir a dimerização.
Mas como o tempo passa e o bebê cresce o espaço de dormir ganha outra atribuição, o de brincar e depois o de estudar e para isso não é necessário que se faça outro quarto, um novo projeto, é possível manter o mesmo projeto luminotécnico a fazer poucas alterações. Ou até nenhuma alteração caso o layout do quarto permaneça o mesmo e só ocorra a troca do berço pela cama. O dimmer é um ótimo aliado, ele permite controlar a intensidade da luz de acordo com as necessidades, se é hora de brincar, uma luz mais forte, se esta chegando a hora de dormir é só diminuir a intensidade da luz pelo interruptor.
No geral, a iluminação depende muito do projeto de interiores, pois é através dele que vamos criar os pontos de iluminação, as sancas, a iluminação com efeito, a iluminação em objetos e até mesmo o uso das fitas de LED RGB.


Fonte: soloinfantil.com; www.golden.blog.br; dcarquitetura.com.br; casasconstruidasedecoradas.net; bbel.uol.com.br; www.modafeminina.com; dicasa9va.blogspot.com; noticias.bol.uol.com.br; tulipababy.wordpress.com; 




terça-feira, 14 de junho de 2016

FAÇA VOCÊ MESMO UMA CABECEIRA

Já tem um tempinho que falei sobre artesanato e decoração, que podemos ter na decoração da nossa casa alguma coisa feita por nós. Hoje vou dar dicas de como fazer uma cabeceira para a cama. Vamos lá! Faço você mesmo!
Vamos colocar a mão na massa? Se você já tem uma cabeceira, mas cansou dela, pode renová-la encapando com um novo tecido, pintando, colando adesivos ou papel de parede e até mesmo adereços. Mas se você ainda não tem, vamos criar uma?
Cabeceira de tecido: você pode pegar uma placa de MDF e cortar no tamanho desejado, pode usar também esses materiais de tapume de obra ou até mesmo um varão de cortina. Depois é só usar a cola para colar o tecido em toda a placa. Muitas lojas já cortam as placas no tamanho desejado na hora da compra, vale a pena! Não se esqueça de fazer um encaixe na parte de trás para poder colocar na parede.


Cabeceira de madeira: a dica é usar tábuas de madeira que você pode comprar ou usar as que têm em casa, que sobram de alguma obra por exemplo. Deixe a criatividade fluir e coloque as tábuas na parede montando da forma que achar mais atraente. Se a madeira estiver com aspecto feio, pode pintá-la.


Cabeceira de janela ou porta: aproveitando a dica de cima, você também pode usar uma janela ou uma porta antiga ou alguma que não esta sendo utilizada e montar a sua cabeceira. A janela ou a porta pode ser pintada ou somente limpada e até envernizada.




Cabeceira de pallet: essa estrutura é utilizada em transporte de produtos e podem ser compradas em depósitos ou você pode pedir a algum supermercado ou alguma loja.  Para montar você pode usar a estrutura inteira ou dividi-la, montando um quebra-cabeça.


Cabeceira de adesivo ou papel de parede: é uma solução mais fácil, atualmente você encontra vários modelos de adesivos e papéis, só comprar o que mais te agrada e instalar conforme indicação do fornecedor. Se você usar o adesivo, é possível colocar um que imite uma cabeceira.




Cabeceira de quadros ou molduras: outra dica é usar quadros,fotos, fotos em molduras ou até mesmo só a moldura e distribuí-los pela parede usando a criatividade.



Cabeceira iluminada: você pode usar as famosas luzinhas de Natal e formar desenhos com ela. Pode também usar outro material juntos com elas, como flores, galhos e vários objetos. Deixe sua criatividade fluir!


Outra dica é usar objetos que você goste e distribuí-los formando uma cabeceira.

Ou então misturar uma das opções acima, que foi o que eu fiz na minha casa, utilizei papel de parede e molduras com fotos.

Fonte: www.limaonagua.com.br; minhacasa.abril.com.br; www.mostardela.com; croquidesign.com.br; carolmacedodesign.wordpress.com; portfolio.bimbon.com.br; www.dicasdemulher.com.br; www.viladoartesao.com.br; www.blogdopara.com.br; www.pinterest.com; construcaoedecoracaodequartos.net; www.adesivoteca.com.br; istickonline.com; www.dcoracao.com; blogdocepimenta.com; www.eutambemdecoro.com.br; blogs.atribuna.com.br; cassiascarano.blogspot.com; 

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil