quarta-feira, 27 de julho de 2016

COMO COMBINAR AS CORES

Hoje vou falar um pouco sobre a composição das cores em um ambiente. Vou mostrar como combinar as cores para deixar o quarto, o espaço de brincar e todos os ambientes mais aconchegantes e divertidos!
As cores fazem parte do nosso dia a dia, elas estão presentes em tudo! E nos inspiram a todo instante, como por exemplo, na natureza. Na decoração podemos falar que temos um “mundo de cor”, mas nem sempre conseguimos escolher as tonalidades que queremos utilizar para pintar e decorar o ambiente. Antes de qualquer coisa é necessário considerarmos o gosto de cada um, o tipo de ambiente e até mesmo pesquisar um pouco sobre o significado de cada cor.
Vamos entender um pouco mais sobre o círculo cromático para daí entendermos um pouco mais sobre como combinar as cores!
O círculo é formado pelas cores primárias, cores secundárias e cores terciárias, como mostrado na imagem abaixo.

As cores primárias são as que dão origem a todas as outras cores. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. 
  
Já as cores secundárias surgem da mistura de duas cores primárias, por exemplo, a mistura da cor amarela com a cor azul surge à cor verde, a mistura da cor vermelha com a cor amarela surge à cor laranja e a mistura da cor azul com a cor vermelha surge à cor roxa (violeta). 
  
E as cores terciárias surgem da mistura das cores primárias e cores secundárias, como por exemplo, a cor turquesa é a mistura da cor azul com a cor verde, a cor verde limão é a mistura da cor amarela com a cor verde, a cor vermelho arroxeado (encarnada) é a mistura da cor vermelha com a cor roxa, a cor vermelho alaranjado é a mistura da cor vermelha com a cor laranja, a cor azul arroxeado é a mistura da cor azul com a cor roxa e a cor amarelo alaranjado é a mistura da cor amarela com a cor laranja.
  




Também temos as cores neutras que são o preto, o branco e o cinza. As outras cores quando são misturadas as cores neutras e perdem o seu colorido, também são chamadas de cores neutras, como por exemplo, o marrom e o bege.

Agora vou falar como essas cores se relacionam. Todas as cores do círculo cromático relacionam-se. A primeira relação é chamada de cores complementares, são as cores que no círculo encontram-se de lados opostos, como o verde e o vermelho ou o azul e o laranja. Essas cores geram uma boa combinação, pois produzem um realce visual agradável. 
A segunda relação é chamada de cores harmoniosas, são as cores que no círculo estão entre as cores primárias, como por exemplo, o azul arroxeado, o roxo (violeta) e o vermelho arroxeado (encarnada). Essas cores o próprio nome já diz, harmonizam entre si, pois embora sejam tonalidades diferentes, pertence à mesma família. Mas é necessário cuidado ao combiná-las.

Vocês já devem ter ouvido falar em cores quentes e cores frias. No círculo cromático podemos falar que metade é considerada cores mais quentes (vermelho, laranja e amarelo) e a outra metade cores frias (roxo, azul e verde). Isso é perfeito para atingir o tão desejado equilíbrio das cores. Vou mostrar com um exemplo que acho que fica mais fácil de entender. Se a sua composição de cores estiver concentrada nas tonalidades de azul, você pode aquecê-la usando sua cor complementar, o laranja.

Ao fazer sua composição de cores é possível obter vários efeitos cromáticos. Vou destacar alguns: a monocromia, que é a variação do tom de uma única cor, essa variação vai de um tom claro para um tom escuro.

Outro efeito é chamado de tonalidade, que é a variação do tom da cor, que é gerada a partir de um processo de escala ou de dégradé. 
A policromia acontece em uma composição com mais de três cores organizadas separadamente. 
E por ultimo matiz, que é a característica que define e distingue uma cor, por exemplo, vermelho é um matiz e para alterar a cor vermelha acrescenta-se outro matiz.

Sei que o assunto é bem mais técnico do que prático, mas quero mostrar para vocês que é preciso ter uma noção da técnica para conseguir criar uma composição de cores agradável e que não torne o ambiente um espaço onde ninguém consiga permanecer muito tempo.
Aqui vou deixar um círculo cromático mais detalhado.
E aí, gostaram?

Fonte: http://www.sobrearte.com.br/cor/cores/; itmae.uol.com.br

segunda-feira, 18 de julho de 2016

BRINCADEIRAS INSPIRADAS NO MÉTODO MONTESSARIANO

Olá!!! Em um post anterior falei sobre como montar um quarto montessoriano, hoje vou seguir nessa linha e falar um pouco mais do método e mostrar e dar dicas das brincadeiras possíveis utilizando o método.
Esse método é formado por um conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizados por Maria Montessori. De acordo com ela, o ponto mais importante não é o seu material e nem tanto a sua prática, mas sim a possibilidade que é criada a partir da utilização do método. Que segundo Maria é a forma de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo para assim observar, compreender e a partir dai desenvolver a educação, com base na evolução de cada criança.

Maria Montessori fala que o desenvolvimento da criança acontece em “planos de desenvolvimento”, mostrando que em cada época ou fase da vida se observa a predominância de certas características e necessidades específicas. E com isso ela traçou perfis gerais de comportamento e de possibilidade de aprendizado para cada faixa etária. Mas não esqueçam de considerar que cada criança é um individuo.
Com o método você compreende o desenvolvimento e passa a utilizar os recursos adequados para cada fase.
Agora vou citar os pilares educacionais, em outro post comento um pouco mais sobre eles. São eles:
1.      Autoeducação
2.      Educação como ciência
3.      Educação cósmica
4.      Ambiente preparado
5.      Adulto preparado
6.      Criança equilibrada
Depois desse breve resumo vamos ao que interessa no post de hoje! Vamos falar de brincadeiras!!!
Seguindo a linha do método começaram a surgir alguma atividades infantis onde o objetivo é permitir que a criança descubra e experimente coisas novas a partir do modo delas de ver o mundo.
As atividades que vou mostrar são muito fáceis de serem reproduzidas em casa, não precisa de muita coisa e, além disso, utilizamos coisas do nosso dia a dia.
Objetos pela casa: você estimula a criança a encontrar objetos que tem em casa e representam as formas geométricas (quadrado, triângulo, círculo, retângulo).

Combinações: você desenha em um papel as formas geométricas, depois seu filho tem que a achar o objeto que combina com a forma e coloca-lo em cima do desenho.

Pintura: essa brincadeira é mais para bebês, você vai fazer a tinta que o bebê vai brincar com iogurte natural e corante de alimentos e deixá-lo à vontade para fazer a sua pintura em um papel.

Os tubos: é só aproveitar qualquer rolo de papelão que sobrou em casa, basta só fixar o rolo em alguma parede ou móvel e colocar uma cesta ou até mesmo um prato embaixo do rolo e deixar que a criança passe pelo rolo até o cesto objetos e bolinhas.

Frutas e legumes: você precisa imprimir ou desenhar imagens de frutas e legumes e seu filho tem que colocar em cima de cada desenho a fruta ou o legume correspondente.

As cores: monte um círculo com cores diferentes, o ideal é usar feltro, depois separe objetos com essas cores e deixe que seu filho coloque os objetos correspondentes as cores no mesmo espaço do círculo onde esta a cor do objeto.

Reconhecer as cores: você vai precisar de uma caixa de papelão e EVA, é só fazer furos em formato de quadrado na caixa e cortar quadrados de EVA de várias cores, em cada furo você pinta de uma cor e a criança tem que encaixar o quadrado de EVA no furo correspondente à cor.



Texturas: você colocara em uma bandeja vários brinquedos e seu filho vai ter que selecionar em caixas separadas os que são macios e os que são duros.

Ajuda: essa brincadeira é uma forma de mostrar e envolver a criança nos trabalhos domésticos, a minha dica é que quando for tirar as meias do varal deixe que seu filho organize os pares corretamente.

Números: essa é uma brincadeira para crianças maiores, que já estão aprendendo a contar, em pratos descartáveis coloque os números, um número em cada prato, depois disso seu filho terá que colocar em cada prato a quantidade de bolinha ou até mesmo grão de feijão correspondente ao número do prato.



Copie: em um papel você vai escrever a letra ou a forma que seu filho tem que reproduzir, em uma caixinha com areia ou até mesmo farinha, sal ou açúcar ele terá que reproduzir o que você escreveu ou desenhou.

São muitas opções de brincadeiras! Mas vou ficando por aqui! Quem tem mais brincadeira pra contar? Com o que seu filho mais gosta de brincar?
Aproveite essas dicas e crie novas brincadeiras para as crianças, mas não esqueça de me contar como foi!
Algumas imagens de outras brincadeiras.







Fonte: www.mildicasdemae.com.br; descobertadacrianca.blogspot.com; www.amaecoruja.com; malhasfakini.wordpress.com; ensinar-aprender.com.br; alegriaestrela.blogspot.com; busytoddler.com; anaspinkribbon.blogspot.com.br; www.amaecoruja.com; www.alakazoo.com.br; www.westwing.com.br 

terça-feira, 12 de julho de 2016

ESPAÇO DE ESTUDO

Papais e mamães, além do projeto para a decoração do quarto da criança é muito bom pensar no local em que seu filho irá estudar e fazer suas tarefas. Esse espaço pode ser no quarto ou em outro lugar da casa! Lembro que quando criança, no meu quarto tinha um espaço específico para isso! Era uma escrivaninha de madeira.

Hoje decidi dar essa dica, pois acredito que o espaço em a criança realiza suas tarefas e estudos podem influenciar no seu rendimento escolar e também no interesse pela leitura e pelo estudo! Quem não gosta de ver uma criança encantada por livros e cadernos? E como já sabemos isso é uma questão de hábito, que pode ser desenvolvido e se tornar cada dia mais agradável com uma simples ajuda, fornecendo um local adequado.

O principal para esse espaço é que seja organizado e silencioso. Esse local pode ser simplesmente uma mesa e uma cadeira, mas que seja um espaço confortável e cômodo, e pra isso, verifique a altura do assento de modo que os braços da criança fiquem sobre a mesa sem forçar os ombros. Com a ajuda do seu filho você pode ir descobrindo o melhor lugar para cada objeto e cada material, muitas vezes prateleiras é uma boa solução para acomodar os materiais, mas não se esqueça de verificar a altura de instalação, fazendo com que a criança possa retirar e guardar o que precisa sem a ajuda de um adulto.
A dica principal é: CONFORTO E ORDEM, mas não esqueça que tudo isso com muita alegria e por isso, invista nas cores!
Agora vai um resumo com dicas de como criar um espaço de estudo para crianças:
● Escolha um espaço silencioso, arejado, iluminado e confortável;
● Não se esqueça de manter o espaço sempre limpo e organizado;
● Evite lâmpadas incandescentes e halógenas diretamente sobre a criança, pois além de esquentar a luz cansa a vista e pode aumentar o sono;
● Inicie os estudos depois que o espaço esteja limpo e a criança descansada e alimentada;
● Se possível, preferir estudar durante o dia, pois o local vai estar mais iluminado e a luz natural também ajuda na concentração;
● Se puder, invista na cor laranja nesse espaço, pois ela ajuda a acelerar o raciocínio, mas cuidado com o exagero;
● Já as cores, amarelo e violeta estimulam a intuição.

É claro que não precisa retirar coisas do lugar ou construir um novo espaço para esse fim, como já falei, uma mesa e uma cadeira são suficientes, a decoração é apenas um incentivo, um modo de tornar o espaço mais acolhedor e mais a cara da criança!
O objetivo é facilitar e ajudar no desenvolvimento de tarefas e estudo, que é uma constante na vida de uma criança!

E ai, gostaram? Não esqueçam de conciliar os horários de estudo e tarefas com as brincadeiras e também os períodos de descanso!




Fonte: www.maebacana.com.br, www.mildicasdemae.com.br, sanviimoveis.wordpress.com, revistacasaejardim.globo.com, www.simplesdecoracao.com.br, www.eucapricho.com

O blog

Esse blog tem o objetivo de juntar todas as minhas paixões: arquitetura, decoração, universo infantil e o respeito e dedicação pela mulher e seu bebê. Com isso quero mostrar que posso participar do momento mágico da vida de uma cliente, desde o planejamento do quartinho, os detalhes da decoração, até o acompanhamento durante o trabalho de parto e o nascimento da tão desejada criança. Espero que possa contribuir muito e aprender com todos!

Mensagem

Aqui é um espaço de troca, feito com muito carinho e amor! Quer entrar em contato e saber mais sobre projetos infantis?

Ente em contato pelo link

https://linktr.ee/decor.mundo.infantil